Copa

Kudus comanda vitória de Gana sobre a Coreia em jogo de cinco gols

Chave conta com Portugal e Uruguai, que se enfrentam na rodada

Salisu fez o gol que abriu os caminhos para a vitória de Gana
Salisu fez o gol que abriu os caminhos para a vitória de Gana |  Foto: Divulgação/Fifa
 

Os gols estão brotando na Copa do Mundo do Catar! Gana bateu a Coreia do Sul por 3 a 2 nesta segunda-feira (28), no Estádio Cidade da Educação, pela segunda rodada do Grupo H. Kudus (2) e Salisu marcaram para os vencedores, enquanto Cho Gue-Sung (2) descontou.

O duelo começou com pressão dos sul-coreanos em busca do primeiro gol. A equipe explorava velocidade com amplitude e abusava das bolas cruzadas na área, mas esbarravam nos bons bloqueios ganeses - que, fechadinhos, não conseguiam sequer contra-atacar.

Em uma de suas primeiras subidas ao último terço, Gana abriu o placar através da bola parada. Aos 25, após cobrança de André Ayew pelo lado esquerdo, a bola ficou viva dentro da área e sobrou para o zagueiro Salisu soltar o canudo para dentro da meta de Kim Seung-Gyu.

O gol deu mais confiança para os ganeses, que agora podiam explorar ainda mais os espaços deixados pela Coreia do Sul. Já os coreanos seguiam sem conseguir transformar a maior posse de bola em chances claras no campo de ataque. 

Aos 33, Gana ampliou o marcador. Jordan Ayew recebeu do lado esquerdo e cruzou para Kudus, livre na pequena área, que resvalou de cabeça e anotou o segundo, aumentando o desespero de Son e companhia. 

As bolas paradas seguiam sendo um tormento para a Coreia. Escanteios e faltas laterais levavam muito perigo a favor de Gana diante de uma zaga bagunçada. Por pouco, Partey não fez o terceiro em novo cruzamento de Ayew no último lance antes do intervalo. 

Segundo tempo 

Mesmo com o resultado negativo, a Coreia não conseguiu aplicar uma pressão inicial em busca do empate. A primeira chance só aconteceu aos 7 minutos, quando Cho Gue-Sung cabeceou cruzamento de Kim Jin-Su no ângulo e viu Ati Zigi voar para defender.

No entanto, em vacilo de Lamptey no campo defensivo, Lee Kang-In roubou a bola e pegou a zaga desarrumada. Ele cruzou em arco para Cho Gue-Sung, que infiltrou atrás do defensor e cabeceou à queima-roupa do goleiro Zigi para estufar as redes aos 12. Coreia viva no jogo!

Não deu tempo nem de respirar. Três minutos depois, aos 15, a jogada pelo lado esquerdo se repetiu e Kim Jin-Su foi no limite da linha de fundo para cruzar na cabeça de Cho Gue-Sung, que marcou o seu segundo gol em mais uma reação relâmpago na Copa do Catar.

Apesar de abatida pelos gols sofridos, Gana seguiu jogando e lutando pelo resultado. Aos 23, foi premiada com um belo gol depois que Mensah recebeu de Ayew e cruzou rasteiro, Williams furou e a bola ficou de presente para Kudus cravar o seu segundo tento na partida. 

A Coreia quase empatou novamente em cobrança de falta frontal sofrida por Son aos 30 minutos. Lee Kang-In assumiu a bola e mandou no cantinho, mas Zigi saltou nela para espalmar em escanteio. Ótima partida do goleiro ganês. 

No lance seguinte, após bate-rebate na área, a bola caiu nos pés de Kim Jin-Su. Ele bateu de primeira, cruzado, e empataria o jogo novamente se não fosse Salisu - muito bem posicionado para tirar no chutão praticamente em cima da linha.  

Com 10 minutos de acréscimo, a Coreia se lançou de vez ao ataque em busca do empate. No entanto, a equipe de Gana se fechou bem, com praticamente todos os jogadores dentro da área de defesa, e conseguiu segurar a primeira vitória no Mundial do Catar.

Com o resultado, Gana empata com o líder Portugal, com três pontos cada - mas os lusitanos ficam à frente pelo saldo de gols. A Coreia fica na lanterna com um pontinho - mesmo número do Uruguai, que fica à frente pelo saldo e ainda joga na rodada.

< Jiboia de 15 kg é resgatada após engolir gato em Niterói Jovem baleado dentro de pet shop foi encontrado por cliente <